Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação contra venda de produtos falsificados em áreas exploradas por milícias na Zona Oeste

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
29/04/2022 13h29 - Atualizado em 29/04/2022 13h29

Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) realizaram, nesta sexta-feira (29/04), uma operação para reprimir a venda de produtos falsificados. A ação ocorreu na Muzema e em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, áreas exploradas por organizações criminosas. A iniciativa é parte da FT-1000, a Força-Tarefa dos Mil Milicianos Presos.

Durante as diligências foram apreendidos tênis, camisas, calças, bermudas, óculos, perfumes, acessórios para telefones celulares e brinquedos, todos com indícios de falsificação de marcas e sem a certificação compulsória de agências reguladoras. Os responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos à DRCPIM, onde prestarão esclarecimentos sobre a origem dos produtos comercializados. Eles responderão por crimes contra a propriedade industrial, contra as relações de consumo e associação criminosa.

O material apreendido será encaminhado à perícia e, posteriormente, deve ser destruído ou entregue à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), onde, por conta de um convênio com a Polícia Civil, poderá ter a marca descaracterizada por detentos e doados a pessoas carentes.

A DRCPIM reforça que tem atuado no combate à pirataria em áreas de milícia para coibir a venda de produtos falsificados, prática que traz enormes prejuízos às indústrias e aos consumidores, e também para asfixiar financeiramente organizações criminosas que obtêm lucros a partir dessas atividades ilícitas.