Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Representantes da Sepol e da Emop realizam visita técnica ao prédio da Polícia Central, que abrigou o Museu da Polícia

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
25/05/2022 16h53 - Atualizado em 30/05/2022 12h59

Representantes da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) e da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) realizaram uma visita técnica ao prédio da Polícia Central, no Centro do Rio, para avaliar a estrutura do local e a elaboração de um projeto de restauração do local.

O imóvel foi inaugurado em 1910 e é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A proposta é que após a restauração, o espaço abrigue o acervo da instituição e seja um local de visitação aberto ao público.

A visita técnica aconteceu no dia 9 de maio deste ano.

Sobre o Museu da Polícia
O Museu da Polícia foi criado em 1912 para auxiliar nas aulas práticas para a formação de policiais e foi incluído no projeto de reformulação geral da instituição do início do século XX. Com o tempo, foi coletado vasto material relacionado à atuação da polícia em diversas áreas como a Polícia Técnica, Medicina Legal, Polícia Política e Polícia Ostensiva Uniformizada.

No acervo destacam-se objetos interessantes apreendidos entre 1939 e 1945 no Estado Novo; coleção de armas de diversas épocas e objetos relativos à falsificações e toxicologia, além de peças que contam a História da Polícia Civil do Rio de Janeiro, intimamente ligada à História do Brasil, e da sua atuação durante uma existência bicentenária.

O Museu da Polícia Civil tem como objetivo o resgate da memória da instituição policial, através da aquisição, preservação, pesquisa, exposição e difusão de evidência de sua história.