Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Operação Teimosia: responsáveis por estabelecimentos que descumpriam regras sanitárias são presos pela Decon

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
07/10/2022 15h27 - Atualizado em 07/10/2022 15h27

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (06/10), os responsáveis por estabelecimentos comerciais que estavam descumprindo as normas da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro (Ivisa-Rio). A ação faz parte da “Operação Teimosia”, que fiscaliza locais que insistem em não obedecer às autuações do órgão regulador. Os agentes estiveram em um mercado em Inhaúma, na Zona Norte, e em um restaurante no Centro da cidade.

No primeiro endereço, foram encontrados alimentos estragados expostos à venda, mercadorias vencidas ou sem identificação de origem e procedência, além de um ambiente extremamente sujo. Os fiscais da Ivisa já haviam tentado vistoriar o local anteriormente, mas foram expulsos pelo responsável, que chegou a rasgar o material de trabalho de um deles.

Já no segundo, o ambiente estava insalubre. A cozinha do local funcionava como vestiário adaptado para os funcionários, com instalações elétricas precárias, produtos sem prazo de validade identificado, mal acondicionados e sem condições mínimas de higiene. O restaurante já possuía ordem de interdição, mas mesmo assim persistia em funcionar.

Os dois estabelecimentos foram interditados após perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), que acompanhou o descarte dos produtos impróprios para consumo. Os responsáveis responderão por crime contra as relações de consumo e saúde pública.