Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Data is the new oil: Polícia Civil realiza o 1º Seminário de Transformação Digital

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
11/10/2022 16h19 - Atualizado em 11/10/2022 17h05

Terminou nesta terça-feira (11/10), o 1º Seminário de Transformação Digital da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol). Trata-se do primeiro passo do projeto que vai revolucionar o trabalho da polícia judiciária e colocar a instituição na vanguarda da investigação e inteligência analítica no âmbito da Segurança Pública. O evento aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Centro do Rio de Janeiro.

O eixo temático do seminário foi voltado para Inteligência Policial, Tecnologia e Sistemas de Informação; e teve como objetivo a disseminação de conhecimentos e a introdução definitiva, na Sepol, de ferramentas tecnológicas para monitoramento e gerenciamento de dados. O workshop contou com 17 palestrantes, entre especialistas internacionais do segmento, e teve como público-alvo agentes da Sepol e instituições parceiras.

Tecnologia a serviço da segurança

O curso é o pontapé inicial para a implantação de uma nova metodologia de trabalho da Polícia Civil, que consiste na utilização da inteligência analítica e big data no combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro. Para isso, a instituição vai investir cerca de R$ 17 milhões para desenvolver, junto a uma empresa do ramo, uma ferramenta que vai nortear e otimizar o exercício da função policial.

Mais do que um programa de computador, a inteligência analítica é um campo abrangente e multidimensional que se utiliza de técnicas matemáticas, estatísticas, modelagem preditiva e machine learning para encontrar padrões e conhecimentos significativos em dados, o “novo petróleo”. No âmbito da segurança, vai proporcionar a prevenção de crimes e maior assertividade nas investigações.

Além do software, o projeto inovador prevê a capacitação contínua dos agentes para uma nova mentalidade de trabalho da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.