Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

​Polícia Civil deflagra operação contra serviços de telecomunicações explorados pelo tráfico na Zona Norte

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
21/10/2022 13h13 - Atualizado em 21/10/2022 18h21

Policiais civis da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) realizaram, nesta sexta-feira (21/10), uma operação contra a exploração de serviços de telecomunicações irregulares pelo tráfico de drogas. A ação, nos bairros do Engenho da Rainha e de Tomás Coelho, na Zona Norte, ocorreu em conjunto com a Polícia Militar. Três pessoas foram presas.

Os agentes foram às ruas após denúncias de que os traficantes estariam ampliando o domínio sobre esses serviços. Sob a ordem dos criminosos, os cabos das operadoras legalizadas estariam sendo cortados, obrigando a população local, inclusive com o uso de violência, a contratar os servidores do tráfico. Os preços, segundo relatos, seriam abusivos.

A investigação revelou que cerca de 5 mil residências da região estão sem internet. A ação dos criminosos afeta também escolas, hospitais e outros setores importantes. Os policiais contam com o apoio de representantes de operadores de telefonia e técnicos da concessionária de energia elétrica.

A operação é um desdobramento de uma ação ocorrida na quinta-feira (20/10), quando agentes da DDSD localizaram um provedor de internet clandestino, em Cascadura, também na Zona Norte. A central não tinha autorização para funcionar e teria vinculação com o tráfico de drogas da região. Ainda no local foi constatado furto de energia. Uma pessoa foi presa em flagrante.