Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil apreende adolescente infrator envolvido em tentativa de homicídio contra mulher trans em Niterói

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
29/11/2022 17h40 - Atualizado em 29/11/2022 17h40

Policiais civis da 76ª DP (Niterói) apreenderam, nesta segunda-feira (28/11), um adolescente infrator, de 17 anos, por fato análogo aos crimes de tentativa de homicídio, racismo e injúria por preconceito. Ele foi encontrado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Havia contra o menor um mandado de busca e apreensão.

De acordo com os agentes, o adolescente e seu pai, que se encontra foragido, abordaram uma mulher trans, há oito dias, no Centro de Niterói. O pai do menor efetuou disparos contra o rosto da vítima, que estava fazendo um trabalho religioso próximo a um ponto de mototáxi.

As investigações do Setor de Inteligência revelaram que a motivação do crime foi transfobia e intolerância religiosa. Após o crime, autor teria novamente entrado em contato com a vítima, enviando mensagens com conteúdo ofensivo à sua honra, com viés de intolerância à sua identidade de gênero.

Contra o pai do adolescente constam duas anotações por crime de roubo, difamação, ameaça e violência doméstica. Ele também tem duas passagens pelo sistema prisional. O menor já foi apreendido, em 2021, pela prática de ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas.

Após o cumprimento do mandado de busca e apreensão, o adolescente foi apresentado à Vara da Infância e da Juventude e encaminhado ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase).