Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza ações de fiscalização em diversos estabelecimentos e prende responsáveis

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
01/12/2022 11h34 - Atualizado em 01/12/2022 11h34

Policiais civis da Delegacia de Crimes Contra o Consumidor (Decon) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (30/11), três responsáveis por estabelecimentos comerciais por crime contra as relações de consumo. As detenções aconteceram após ações de fiscalização realizadas com base em denúncias recebidas por agentes da especializada.

Em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi identificada a utilização de produtos vencidos ou não registrados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em uma clínica de estética localizada no Park Shopping. Os policiais encontraram diversos frascos de soro fisiológico com a validade de dezembro de 2021 e outros que tiveram as etiquetas suprimidas, impossibilitando a identificação do prazo de validade.

Em Paciência, os agentes se depararam com um supermercado em péssimas condições de funcionamento, sem documentação. Os produtos que necessitavam de refrigeração estavam sem o correto acondicionamento e, no setor de açougue, foram identificados 130 quilos de alimentos impróprios para o consumo que, após exame pericial, foram inutilizados e descartados.

Já em Parada de Lucas, na Zona Norte, a ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária, e contabilizou 218 quilos de produtos impróprios para o consumo ou em situação irregular em um açougue. Entre os exemplos, estavam carnes expostas e armazenadas na câmara frigorífica sem o registro do órgão competente, ou sem identificação de origem, procedência e validade; produtos manipulados e particionados sem as devidas condições de higiene ou temperados previamente; e outros com o selo de inspeção de outro Estado, não passando pelo crivo das exigências sanitárias do Estado do Rio de Janeiro.