Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Miliciano que extorquia comerciantes e moradores de Guaratiba é preso

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
19/12/2022 15h24 - Atualizado em 19/12/2022 15h24

Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (19/12), um homem ligado à milícia de Luis Antônio da Silva Braga, o “Zinho”, que atua em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O criminoso foi capturado em casa, após trabalho de inteligência e monitoramento. Com ele foram apreendidos uma pistola com a numeração raspada, munições, três carregadores, um coldre e diversos documentos com a contabilidade de extorsões praticadas pela quadrilha.

Os agentes também recuperaram diversos documentos relativos à cobrança de serviço clandestino de TV a cabo, conhecido popularmente como "gatonet". Na delegacia, ele confessou que, somente com a exploração do serviço de TV a cabo, o grupo paramilitar fatura, em Guaratiba, cerca de R$ 180 mil por mês.

As investigações demonstraram que os milicianos que atuam na região praticam diversos crimes contra comerciantes e moradores da localidade, tais como parcelamento irregular de solo urbano para fins de construção civil, extorsões, homicídios e exploração irregular da venda de água e gás, internet e TV a cabo.

O homem vai responder pelos crimes de porte irregular de arma de fogo e constituição de milícia privada.