Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Duas pessoas são presas pelos crimes contra as relações de consumo e saúde pública em Magé em ação conjunta

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
26/01/2023 19h02 - Atualizado em 27/01/2023 16h00

Policiais civis da Delegacia Especial de Crimes contra o Consumidor (Decon), em ação integrada com o Conselho Regional de Farmácia (CRF/RJ), prenderam, nesta quinta-feira (26/01), duas pessoas pelos crimes contra as relações de consumo e saúde pública. A ação teve como objetivo a fiscalização do funcionamento de uma farmácia clandestina em Magé.

Segundo os agentes, o estabelecimento comercializava medicamentos controlados sem a devida receita médica, sem farmacêutico responsável e sem documentação autorizativa. No local, os policiais foram recebidos pelo proprietário e por uma farmacêutica que se apresentou como responsável pelo local. A farmácia não possui quaisquer documentos cadastrados junto ao Conselho Federal de Farmácia, além de não ter apresentado autorizações junto à Vigilância Sanitária e à Prefeitura.

Foram encontrados vários medicamentos com validade vencida e expostos à venda, inclusive junto com outros medicamentos na validade. Chamou a atenção, o fato de terem sido encontrados, além de remédios para controle de doenças crônicas vencidos, preservativos e anticoncepcionais também com o prazo de validade expirados, comprometendo sua eficácia e correndo o risco de propiciar uma gravidez não planejada, assim como a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

O proprietário e a farmacêutica foram detidos em flagrante pela prática de crime contra as relações de consumo e saúde pública. Após a prisão, eles serão encaminhados ao sistema penitenciário.