Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação contra quadrilha que pratica emboscadas com anúncios falsos em sites de vendas

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
09/02/2023 08h01 - Atualizado em 09/02/2023 8h01

Policiais civis da 56ª DP (Comendador Soares) realizam, nesta quinta-feira (09/02), a "Operação Tamboril" contra uma quadrilha acusada de roubo majorado, extorsão e associação criminosa. Eles usavam anúncios em sites de vendas para atrair as vítimas para emboscadas.

Os agentes estão nas ruas para cumprir cinco mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão em desfavor de integrantes da organização criminosa que atua na comunidade Lagoinha, em Nova Iguaçu, e áreas próximas. Outros cinco mandados de prisão preventiva são contra criminosos de outra quadrilha, porém que atuam na mesma região. Até o momento, quatro pessoas foram presas.

De acordo com os agentes, os autores anunciam vendas de veículos em sites e perfis de redes sociais. Na sequência, atraem os interessados com o argumento de ver o carro pessoalmente a fim de concretizar o negócio, ficando combinado que o pagamento deve ser feito preferencialmente via pix. No entanto, o encontro se trata de uma emboscada.

Chegando ao local indicado, as vítimas são surpreendidas por um grupo de criminosos armados de pistolas e fuzis. Mediante sequestro, as pessoas têm seus pertences pessoais subtraídos e são levadas para uma área de mata, onde são torturadas, agredidas e ameaçadas de morte para revelarem as senhas dos celulares e dos aplicativos de banco.

De posse dos dados bancários, a quadrilha realiza transferências via pix de todos os valores que as vítimas dispõem para contas de pessoas também envolvidas com o grupo criminoso.

Segundo os agentes, de junho de 2022 a janeiro deste ano, 27 pessoas foram lesadas. O prejuízo estimado é de R$ 150 mil. As investigações seguem, inclusive contra outras quadrilhas, e apontam que há envolvimento de milicianos daquela localidade na mesma modalidade criminosa. O grupo paramilitar seria responsável por fornecer o armamento para a execução deste tipo de delito.