Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Força-tarefa deflagra operação contra receptação de materiais metálicos furtados de concessionárias de serviços públicos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
14/02/2023 14h40 - Atualizado em 14/02/2023 15h41

O Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) realizou, nesta terça-feira (14/02), mais uma fase da "Operação Thanos" para reprimir e prevenir o comércio clandestino e a receptação de materiais metálicos de concessionárias de serviços públicos, principalmente cobre. Durante a ação, 15 ferros-velhos foram vistoriados em Ricardo de Albuquerque, Anchieta, Madureira, Engenheiro Leal, Bento Ribeiro e Mesquita. Cinco pessoas foram presas em flagrante e quatro estabelecimentos foram interditados.

A força-tarefa é um desdobramento da operação "Caminho do Cobre". As ações têm como objetivo sufocar um dos elos da cadeia criminosa de receptação de cabos de cobre e outros equipamentos de concessionárias de serviços públicos, como baterias estacionárias, cabos de fibra óptica, materiais de ferrovias, geradores, transformadores e placas metálicas. Segundo as investigações, o furto desses materiais afeta a continuidade da prestação de serviços essenciais, levando a sérios transtornos e riscos à população em geral.

A ação foi deflagrada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com o apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e outras unidades do DGPE, além de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). A operação contou, ainda, com a participação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Águas do Rio, SuperVia e informações coletadas do Disque-Denúncia.