Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Operação Carnaval 2023: Polícia Civil terá reforço no efetivo e delegacia no Sambódromo

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
17/02/2023 06h44 - Atualizado em 17/02/2023 6h44

A Polícia Civil contará com um reforço operacional para os dias do Carnaval. Com início nesta sexta-feira (17/02), o esquema especial inclui maior efetivo em unidades – emprego extraordinário de 3 mil agentes – e uma delegacia temporária na Marquês de Sapucaí.

Durante os dias da folia, as Delegacias de Atendimento à Mulher (Deams) e a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) terão reforço de 50% do efetivo. Esta última ainda contará com guias bilíngues da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) para auxiliar no acolhimento aos turistas estrangeiros. Na orla de Copacabana, eles auxiliarão no preenchimento do RO on-line, disponível também em inglês e espanhol.

Sambódromo — A Projeção da 6ª DP (Cidade Nova) funcionará no Setor 11 durante os dias de desfile. O atendimento na unidade acontecerá das 18h às 6h, para garantir o acolhimento e atendimento ao público que vai acompanhar as escolas de samba.

No local, os policiais irão confeccionar registros de ocorrência, já iniciando a investigação durante o evento. A delegacia temporária também está preparada para a lavratura de autos de prisão em flagrante e termos circunstanciados.

Uma equipe multidisciplinar vai atuar no local, com delegados, agentes, peritos criminais, peritos legistas e policiais de delegacias especializadas, como Deam, Deat, Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).

As policiais da Deam realizarão ações de conscientização e prevenção à violência contra a mulher no Sambódromo e em outros municípios do território fluminense, em conjunto com a Patrulha Maria da Penha.

Também na Marquês de Sapucaí, a Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE) vai realizar a vistoria dos fogos de artifício e da cautela de armas de fogo.