Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Carnaval mais seguro: crimes com uso de violência tiveram queda durante a folia

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
24/02/2023 12h58 - Atualizado em 24/02/2023 12h58

O plano estratégico do Governo do Rio para o Carnaval reduziu os crimes em que há emprego de violência na capital e em todo o estado. Levantamento com dados preliminares do Instituto de Segurança Pública (ISP) revela que, entre sexta-feira (17/2) e Quarta-feira de Cinzas (22/2), em comparação com o mesmo período do Carnaval de 2020, os roubos em coletivo diminuíram 87%; os roubos a transeunte, 58%; os roubos de aparelho celular, 48%. Já os roubos de rua, que englobam todos esses indicadores, tiveram queda de 58%, e os de veículo, 46%.

No município do Rio, as reduções foram de 82%, 50%, 31%, 34% e 48%, respectivamente. A letalidade violenta (homicídio doloso, morte por intervenção de agente do estado, lesão corporal seguida de morte e latrocínio) reduziu 38% no estado no período.

- Trabalhamos muito para ter um Carnaval mais seguro, investimos no reforço do efetivo das polícias Militar e Civil e no uso de tecnologia. Aliás, o trabalho integrado das forças de segurança merece destaque. Recebemos um grande número de turistas, os hotéis tiveram taxa de ocupação acima de 90% tanto no município do Rio quanto no interior do estado, e esse resultado positivo na segurança pública com certeza fará com que o turista leve uma boa impressão e retorne ao nosso estado – disse o governador Cláudio Castro, que também ressaltou a sinergia com a Prefeitura do Rio.

A comparação com 2019 no estado também apresentou queda nos indicadores roubo em coletivo (87%), a transeunte (65%), de aparelho celular (48%) e de veículo (55%). Em relação à capital, a redução se manteve: 86%, 55%, 33% e 45%, respectivamente. O roubo de rua caiu 63% no estado e 54% no município nos seis dias em relação ao mesmo período de 2019.

Já os furtos a transeunte, que não empregam uso de violência, registraram diminuição de 4% no estado neste Carnaval quando comparado com 2020 e de 22% em relação ao mesmo período de 2019. Na capital, o indicador apresentou aumento de 6% em comparação com 2020 e redução de 10% em relação a 2019.

Reforço no policiamento e pontos de bloqueio

A Polícia Militar mobilizou 15 mil agentes diariamente no patrulhamento em todo o estado e utilizou drones e aeronaves cujas imagens eram geradas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além disso, montou pontos de bloqueio e revista, onde policiais com detectores de metais abordavam os foliões nos principais acessos às vias em que havia desfile de blocos. Os policiais da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida também fizeram uma ação de prevenção contra o assédio, como parte da campanha de conscientização ‘Não é não, respeite a decisão’, do governo do estado.

Na Polícia Civil, o esquema especial incluiu maior efetivo nas unidades – com emprego extraordinário de 3 mil agentes do dia 17 ao dia 22 e uma delegacia extraordinária na Marquês de Sapucaí. As delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e de Apoio ao Turismo (Deat) tiveram reforço no efetivo. Nas Deams foram feitas ações de conscientização e prevenção da violência contra a mulher; a Deat contou com guias bilíngues da Secretaria de Estado de Turismo para auxiliar no acolhimento aos turistas estrangeiros.