Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende nove integrantes de uma quadrilha especializada no golpe do empréstimo consignado

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
10/03/2023 14h38 - Atualizado em 10/03/2023 16h17

Policiais civis da 74ª DP (Alcântara) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (09/03), nove integrantes de um grupo de estelionatários especializados no golpe do empréstimo consignado, que tinham como vítimas aposentados e pensionistas. Eles foram localizados em um "call center" da quadrilha, em Alcântara, São Gonçalo, após denúncia e levantamento do Setor de Inteligência da delegacia.

Nove pessoas estavam trabalhando no momento da abordagem, distribuídas em três andares de um prédio comercial. De acordo com os agentes, a atuação dos golpistas ocorria por meio de contatos telefônicos e on-line. Nas trocas de mensagens, os policiais identificaram pessoas falando sobre a contratação do suposto serviço ofertado pela empresa, e também reclamando que foram vítimas de um golpe. Em quase todas as conversas, as vítimas relatavam que vinham sendo descontados valores mensais de suas contas, de forma indevida.

Durante as diligências no local, foi verificado também que havia diversos documentos de transferências bancárias e comprovações de empréstimos que as vítimas nunca recebiam. Nos computadores, os agentes encontraram arquivos com falsificações de boletos, registros de identidades e carteiras de habilitação.

Ainda de acordo com os policiais, as operações da quadrilha eram bastante organizada, pois o escritório contava com folha de ponto e um manual de treinamento para os funcionários que estavam em fase de recrutamento. O local contava ainda com um software de gestão de financiamentos, planilhas de controle mensal dos valores arrecadados e programas de atendimento digital que simulavam o atendimento personalizado de cada banco, inclusive com a mesma música de fundo.

Foram apreendidos computadores e contratos, e o espaço foi periciado e depois interditado. Todos os integrantes foram levados à sede da 74ª DP, onde foram autuados pelos crimes de estelionato e organização criminosa.