Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Força-tarefa da Polícia Civil para investigar vandalismo e violência envolvendo torcidas organizadas representa pela prisão de líderes de torcida

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
13/03/2023 20h48 - Atualizado em 14/03/2023 13h12

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) criou uma força-tarefa para investigar atos de vandalismo e de violência envolvendo as torcidas organizadas de futebol e seus integrantes. O objetivo é evitar e antecipar, por meio de investigações e atividades de inteligência, as ações criminosas desses grupos, como as ocorridas no dia 5 de março. A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) representou pela prisão de quatro líderes de torcidas no último sábado (11/03), além de outras medidas cautelares.

Nesta segunda-feira (13/03), a Justiça deferiu, com base nas investigações da DRCI, os pedidos de prisão de líderes das torcidas Young Flu, Força Jovem Vasco, Torcida Jovem do Flamengo e Raça Rubro Negra; assim como mandados de busca e apreensão nas sedes das torcidas organizadas envolvidas, bem como nos endereços dos seus dirigentes; quebra de sigilo de dados; dissolução e interdição temporária das torcidas; bloqueio das contas bancárias e de redes sociais. Contra outros 16 investigados também foram expedidas medidas cautelares, como apresentação em Juízo para justificativa das atividades bimestralmente; proibição de deixar o estado sem autorização judicial; impossibilidade de contato entre si; afastamento de praças esportivas de 5 km em dias de jogos; e monitoramento eletrônico para fiscalização do afastamento.

As investigações estão concentradas na DRCI, que instaurou inquérito para apurar a prática de organização criminosa, lesão corporal, dano ao patrimônio público e privado e demais crimes do Estatuto do Torcedor. A força-tarefa conta com a participação da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO), da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) e dos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada (DGPE) e da Capital (DGPC).

De acordo com a DRCI, já foram identificadas e intimadas mais de 100 pessoas com algum envolvimento com os fatos. As investigações seguem em andamento.