Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação contra a milícia na Baixada Fluminense

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
15/03/2023 07h45 - Atualizado em 15/03/2023 7h45

Policiais civis da 57ª DP (Nilópolis) realizam, nesta quarta-feira (15/03), a operação Exactor contra um grupo paramilitar que atua naquela cidade da Baixada Fluminense. A ação visa a cumprir nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão.

Após três meses de investigação, agentes da delegacia identificaram integrantes da organização criminosa que pratica extorsões por meio de ameaças, cobrando quantias semanais a comerciantes da região.

As investigações apontam ainda que a quadrilha, como forma de fortalecer o braço financeiro, indicava serviços de um agiota - também integrante do grupo criminoso - para aqueles que não conseguiam pagar e acumulavam a dívida. O contratado supostamente quitava o débito e se tornava o novo credor, cobrando juros absurdamente altos.

Segundo os policiais, com a nova suposta dívida contraída, ficava cada vez mais difícil de a vítima quitar os valores cobrados e, a partir daí, a quadrilha passava a se apropriar de bens dos comerciantes até a hipossuficiência financeira dos mesmos.