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PCERJ em Ação

Decon realiza ações fiscalizatórias e educativas no Dia do Consumidor

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
15/03/2023 10h48 - Atualizado em 15/03/2023 11h12

A Delegacia do Consumidor (Decon) realiza, nesta quarta-feira (15/03), ações fiscalizatórias e educativas no estado do Rio de Janeiro. O trabalho ocorre em comemoração ao Dia do Consumidor, data celebrada para aumentar a conscientização sobre os direitos dos clientes e sobre a importância de denunciar os abusos de mercado e poder econômico.

No Largo da Carioca, no Centro do Rio, uma equipe da Decon participa de uma iniciativa promovida pelo Procon-RJ. Os agentes estão recebendo denúncias e prestando esclarecimento à população quanto aos crimes previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Em outros pontos da cidade, os policiais civis da delegacia fiscalizam estabelecimentos em centros comerciais e shoppings centers, orientando acerca dos direitos previstos aos consumidores.

Para orientar a população, a Decon alerta para sempre pesquisar sobre a empresa prestadora de serviços ou de fornecimento de material, buscando informações com pessoas de sua confiança. Outra opção é pesquisar em sites especializados, onde costuma-se atribuir uma pontuação àquelas empresas que que atendem com êxito às expectativas dos consumidores.

Os consumidores devem também desconfiar de promoções mirabolantes, especialmente aquelas que se aproveitam da comemoração da Semana do Consumidor. Preços muito abaixo do mercado costumam ser isca para atrair consumidores e induzi-los a cair em alguma fraude. Também se recomenda guardar todos os comprovantes físicos ou digitais das transações, pois, caso venha a ser vítima de golpe, o consumidor terá meios para comprovar e contribuir com as investigações.

A Decon está à disposição para receber denúncias, que podem ser feitas pelo Disque Denúncia, no (21) 2253-1177, e por meio dos telefone da delegacia: (21) 2582-7358 e (21) 98596-7523.