Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil apreende charutos falsificados e cigarros eletrônicos em tabacaria no Recreio dos Bandeirantes

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
16/03/2023 11h05 - Atualizado em 16/03/2023 11h05

Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreenderam, nesta quarta-feira (15/03), diversos charutos cubanos falsificados e cigarros eletrônicos em uma tabacaria, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. A ação teve como objetivo reprimir a pirataria.

Durante a diligência, os policiais encontraram uma sala onde ficavam guardados os cigarros eletrônicos, que não ficavam expostos à venda, já que a comercialização é proibida no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os charutos piratas apreendidos, ditos puros cubanos, geraram um lucro de até 300% na venda. Além disso, segundo a DRCPIM, podem ser nocivos para a saúde dos consumidores, pois o organismo absorve substâncias tóxicas desconhecidas que são misturadas ao tabaco durante seu processo de falsificação. A delegacia também ressalta que todas as caixas deste produto devem vir com o selo da importadora dos materiais.

O responsável pelo estabelecimento responderá por crimes contra a propriedade industrial, contra as relações de consumo e contra a saúde pública. O material apreendido será encaminhado à perícia e destruído posteriormente.