Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende dois milicianos que extorquiam comerciantes de Campo Grande

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
16/03/2023 19h17 - Atualizado em 16/03/2023 19h17


Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) prenderam, nesta quinta-feira (16/03), dois homens que estavam extorquindo comerciantes de Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Eles responderão pelos crimes de extorsão majorada pelo concurso de pessoas e pelo emprego de arma de fogo e constituição de milícia privada.

As investigações duraram três semanas e demonstraram que os criminosos integram o grupo liderado por Luis Antônia da Silva Braga, o "Zinho". Nesta quinta, os agentes ficaram de campana e presenciaram os criminosos entrando e saindo dos comércios. Logo após deixarem um dos estabelecimentos e entrarem em um veículo, os milicianos foram abordados pelos policiais civis e não reagiram.

Os criminosos confessaram que extorquiram os comerciantes a pagarem uma "taxa de segurança". Eles tentaram se desfazer da pistola com numeração raspada que estavam utilizando, mas a arma foi apreendida pelos agentes. Além da arma, certa quantia em espécie que tinham acabado de extorquir também foi apreendida, bem como material tático de uso policial e listas que comprovam as extorsões realizadas.