Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Milicianos que extorquiam motoristas de vans são presos em Campo Grande

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
30/03/2023 13h44 - Atualizado em 30/03/2023 13h44

Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) prenderam dois homens em flagrante pelo crime de constituição de milícia privada, nesta quarta-feira (29/03), no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Eles foram capturados enquanto extorquiam motoristas de vans que rodam na região. A ação foi realizada depois que veículos de transporte alternativo foram queimados por criminosos rivais aos que atuam na localidade, como forma de represália.

As investigações duraram cerca de três semanas e demonstraram que os presos integram o grupo liderado por Luis Antônio da Silva Braga, o "Zinho", informação confirmada pos eles. Os agentes da Draco ficaram de campana e presenciaram quando os criminosos chegaram ao local no qual costumavam extorquir os motoristas das vans. Ao serem abordados, tentaram fugir, mas foram detidos pelos policiais civis.

Os criminosos confessaram que exigiam pagamentos dos motoristas para permitir que trabalhassem com seus veículos na região. Com eles, foram apreendidos aparelhos de telefone celular, um caderno com anotações dos veículos, placas, nomes dos motoristas e confirmação do pagamento, além de certa quantia em espécie. O material será analisado e as investigações seguem sob sigilo.