Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil intertida fábrica clandestina na Baixada Fluminense

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
17/04/2023 19h09 - Atualizado em 17/04/2023 19h09

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) interditaram, nesta segunda-feira (17/04), uma fábrica clandestina de cosméticos, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Os agentes foram recebidos pelo proprietário e outros dois homens, que acompanharam a fiscalização.

A equipe constatou que, nas embalagens, estava sendo impressa a data de produção como 2022, para burlar possíveis questionamentos, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu recentemente a fabricação de uma série de cosméticos semelhantes àqueles por causarem queimaduras nos consumidores.

Também foram encontrados pelos menos 200 quilos de insumos fora do prazo de validade, disponíveis para linha de produção, além de 1 mil litros de acetona, material inflamável e de controle especial pela Polícia Federal, sem registro.

O proprietário e um dos homens, que havia se identificado como gerente de produção, foram presos em flagrante pela prática de crime contra as relações de consumo e saúde pública. Já o outro funcionário, que se disse responsável técnico pelo estabelecimento, foi autuado por exercício irregular da profissão.