Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil fecha mais um call center do crime e prende 14 pessoas

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
26/04/2023 17h21 - Atualizado em 26/04/2023 17h21

Policiais civis da 72ª DP (São Gonçalo) fecharam, nesta terça-feira (25/04), mais um escritório especializado em aplicar golpes do falso empréstimo consignado em aposentados e pensionistas. Na ação, 14 pessoas foram presas em flagrante por organização criminosa.

Os agentes foram até um endereço situado no bairro Pita, em São Gonçalo, onde funcionava um call center. Lá, constataram diversas pessoas oferecendo empréstimos consignados e renovação de contratos fraudulentos, por meio de contatos telefônicos.

Entre os detidos, estava o responsável técnico por toda parte de sistemas de informática utilizados pela quadrilha para praticar as fraudes. Ele ainda é suspeito de implementar o sistema em outros escritórios semelhantes em São Gonçalo, no Rio de Janeiro e em São Paulo, inclusive ministrando cursos e dando treinamento a membros de outras organizações criminosas.

Esse sistema permite eficientemente consultar um banco de dados de clientes bancários, analisar empréstimos e margem disponível, para ludibriar a vítima com supostas vantagens. Geralmente, a vantagem oferecida seria de refinanciar o valor do empréstimo com juros menores, diminuindo o valor da parcela. No entanto, fraudulentamente, um novo empréstimo era contratado sem a anuência da vítima.

As investigações continuam para identificar duas pessoas apontadas como chefes do escritórios, além de empresas envolvidas no esquema.