Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação que apura fraude em contratação de empresas para o fornecimento de alimentos para merenda de escolas municipais de Japeri

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
27/04/2023 08h22 - Atualizado em 27/04/2023 17h04

Policiais civis do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) deflagraram, nesta quinta-feira (27/04), a "Operação Overprice". A ação teve como objetivo cumprir sete mandados de busca e apreensão por fraude em contratação e fornecimento de alimentos para merenda das escolas do município de Japeri, na Baixada Fluminense. A prefeitura da cidade foi um dos alvos.

Os agentes apreenderam documentos, procedimentos licitatórios e telefone celular. Os fatos apurados aconteceram em 2017. Os policiais investigaram crimes de peculato e dispensa indevida de licitação envolvendo a Prefeitura de Japeri. De acordo com as investigações, empresas foram contratadas para fornecimento de alimentos para a merenda escolar com valores incompatíveis, que chegavam a variar de 375% de diferença para os preços praticados pelo mercado.

Com uma das empresas foi firmado um contrato emergencial de seis meses, no valor de R$ 571.555,05. Segundo os agentes, o contrato foi anulado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro. Na sequência foi realizado um pregão para o fornecimento da merenda, que contratou outras empresas por mais de R$ 10 milhões.

Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça também determinou afastamento do sigilo fiscal dos envolvidos e das empresas. As investigações continuam.