Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende 12 integrantes de quadrilha especializada no golpe do empréstimo consignado em Duque de Caxias

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
08/05/2023 19h12 - Atualizado em 08/05/2023 19h12

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam 12 pessoas em flagrante, nesta segunda-feira (08/05), no Centro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Todas são integrantes de uma organização criminosa especializada em aplicar o golpe do empréstimo consignado. Além das prisões, os agentes também apreenderam documentos e eletroeletrônicos que comprovam a prática de estelionatos.

Segundo os agentes, havia no local "manuais" com o passo a passo dos golpes, técnicas de vendas e metas estipuladas. Os proprietários do “escritório do crime” não estavam lá, mas o material apreendido será analisada para identificá-los, bem como às vítimas dos golpes.

Segundo apurado, os criminosos abordavam as vítimas alegando a existência de um cartão de crédito ou empréstimo consignado fraudulentos ou propondo diminuição nas taxas de juros de um empréstimo real. A partir disso, os golpistas obtinham documentos e fotografias das vítimas. Com esse material, eles passavam a fazer contratos e transações bancárias em nome das vítimas.

Após os procedimentos de praxe, os presos – 11 mulheres e um homem – foram encaminhados ao sistema prisional.