Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende quatro pessoas envolvidas no golpe da falsa agência de publicidade

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
17/05/2023 19h38 - Atualizado em 18/05/2023 12h03

Policiais civis da 14ª DP (Leblon) prenderam, nesta terça-feira (16/05), quatro pessoas pelos crimes de tentativa de estelionato e associação criminosa. Ele foram capturados no Leblon, Zona Sul do Rio, após troca de informações de inteligência.

Em diligências, os policiais procederam até um escritório recém-alugado, supostamente ocupado por uma empresa de publicidade, com a finalidade da captar mulheres entre 40 e 80 anos para a realização de campanhas publicitárias. Os agentes foram recebidos no local pelo proprietário.

Em consulta nos sistemas da polícia, constatou-se que o homem figura como autor em 16 procedimentos no estado de São Paulo e seis no Rio de Janeiro, juntamente com seu pai, pela prática do crime de estelionato. Conforme consta nos procedimentos, eles e seus funcionários oferecem o serviço de agenciamento e montagem de álbuns fotográficos para que as vítimas possam participar de campanhas, cobrando valores entres R$ 1,2 mil e R$ 4 mil pelo serviço. Após os pagamentos, contudo, as fotos não eram entregues, e os autores cessavam o contato com as vítimas.

Diante das informações obtidas, o proprietário e mais três funcionários, responsáveis pela captação de vítimas e recebimento de pagamentos, foram conduzidos para a 14ª DP. No escritório, estavam também três vítimas, que já tinham efetuado os pagamentos, e outras quatro pessoas aguardavam o momento de realizar a ação.