Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza ação contra furto de equipamentos da Petrobras

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
18/05/2023 08h22 - Atualizado em 18/05/2023 8h22


Policiais civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) realizaram, nesta quinta-feira (18/05), a "Operação Subsolo", contra o furto de equipamentos contratados pela Petrobras. O objetivo era cumprir nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti e Magé. A ação contou com o apoio de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE).

A investigação teve início após a empresa Petrobras ter identificado que 75 switches, equipamentos de informática de alto valor, tinham sido subtraídos do interior do depósito localizado no subsolo da sua sede, no Centro do Rio. A companhia estava realizando uma modernização na rede de seus prédios e pretendia substituir os switches.

Após os trâmites licitatórios, uma empresa foi selecionada para fornecer o material e também para fazer a instalação. Esse trabalho ocorria gradualmente, de acordo com a necessidade da Petrobras, e os equipamentos ficavam armazenados em um depósito enquanto não eram utilizados. 

Este mesmo espaço era utilizado por duas outras empresas que prestam serviço para a petroleira, e que não tinham autorização para mexer nos equipamentos. Após alguns meses de instalações, contudo, foi feito um inventário geral de todos os bens do prédio, que constatou a ausência dos switches.

As apurações identificaram que dois funcionários de uma terceirizada estavam envolvidos com o furto dos equipamentos. Diante disso, a autoridade policial representou pelas buscas em endereços vinculados a eles. Os equipamentos eletrônicos subtraídos possuem grande utilidade no ramo de provedores de internet, e os suspeitos possuem vínculos no setor como sócios ou empregados de empresas fornecedoras de sinal de internet na Baixada Fluminense.
A partir de bens pessoais apreendidos nesta operação, os agentes esperam identificar outros envolvidos, bem como o destino dos equipamentos.