Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa em Parada de Lucas

Fotos: Marino Azevedo

ASCOM - Assessoria de Comunicação
19/05/2023 16h09 - Atualizado em 19/05/2023 16h44

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro deflagrou, nesta sexta-feira (19/05), uma grande operação na comunidade de Parada de Lucas, Zona Norte da capital, contra a organização criminosa que atua na região. Os agentes prenderam 17 pessoas, apreenderam 17 fuzis e uma arma calibre ponto 50, farta quantidade de munição, granadas e drogas. As equipes também localizaram uma espécie de "bunker" onde os criminosos se escondiam.

Participaram da operação agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB), Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). 

A ação teve como um dos objetivos verificar informações de inteligência, com base em investigações da DRE, e evitar que criminosos, liderados pelo narcotraficante conhecido como "Peixão", invadissem a comunidade da Zona Norte com atuação de facções rivais. Os policiais constataram que, nesta madrugada, bandidos de outras regiões, principalmente do Complexo de Camará, se movimentaram e se juntaram para promover a invasão.

Segundo as investigações, "Peixão" tem um plano de expansão de territórios para formar o denominado “Complexo de Israel”, composto pelas comunidades Cidade Alta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-Pau, gerando instabilidade na região e confrontos com integrantes do Comando Vermelho.

As investigações também revelaram que o narcotraficante expulsa moradores de suas áreas de influência, simplesmente por exercerem religião de matriz africana, determinando a invasão e depredação de centros religiosos dedicados à devoção.