Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa envolvida em extorsão em conjunto habitacional da Zona Oeste

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
13/06/2023 13h07 - Atualizado em 14/06/2023 12h19

Policiais civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) deflagraram, nesta terça-feira (13/06), a "Operação Sanitizer", nas comunidades da Coreia, Rebu e Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nove pessoas foram presas,  incluindo lideranças da facção que atua nessas localidades; sete fuzis; uma pistola; munições; carregadores e aparelhos de telefone celular foram apreendidos.

A operação teve como objetivo cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados à facção criminosa e um de prisão preventiva contra o chefe do tráfico de drogas da região. Os alvos são investigados pelos crimes de furto qualificado, receptação qualificada, extorsão, associação para o tráfico de drogas e organização criminosa.

A investigação começou a partir de denúncias realizadas pelos próprios moradores. De acordo com os agentes, traficantes de drogas destituíram síndicos dos condomínios do conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida - formalmente eleitos em assembleias - e os substituíram por criminosos, que atuavam arrecadando taxas extorsivas para que os moradores tivessem acesso aos serviços públicos de energia elétrica, água encanada, gás natural residencial e sinal de internet.

Os serviços eram prestados por empresas vinculadas à organização criminosa que atua na região, que impedia, com extrema violência, o acesso dos funcionários das concessionárias legalizadas. De acordo com os agentes, os membros do grupo se posicionam nas guaritas de entrada de cada um dos prédios e, dali, controlam o dia a dia da comunidade, impondo o medo por meio de ameaças de violência, morte e expulsão, caso os moradores não se submetam às regras impostas.

A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Serviço Aeropolicial (Saer), do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), além de técnicos de concessionárias de energia, telefonia e distribuição de gás.