Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Antigo chefe da milícia de Rio das Pedras é preso por estelionato, parcelamento de solo urbano e formação de quadrilha

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
20/06/2023 15h38 - Atualizado em 20/06/2023 15h38

Policiais civis da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter) prenderam, nesta terça-feira (20/06), um homem apontado como um dos pioneiros da milícia de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio. Ele foi condenado pelos crimes de estelionato, parcelamento de solo urbano e organizacao criminosa. Após monitoramento e cruzamento de dados do Setor de Inteligência, os agentes localizaram o foragido no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

Segundo as investigações, ele e seu irmão, que está preso, teriam sido chefes da organização criminosa que atua na região. A dupla detinha controle de diversos outros milicianos, que integravam uma estrutura ordenada para obter vantagens patrimoniais ilícitas em comunidades localizadas nos bairros de Jacarepaguá.

Em maio de 2008, o autor ordenou que seus comparsas invadissem um terreno, em Rio das Pedras. No dia do fato, sete criminosos ocuparam o local e cortaram várias árvores, devastando uma parte da mata da reserva. O acusado, que na ocasião atuava como presidente de uma cooperativa de transporte alternatio da região, esteve no local, por duas vezes, para ver o andamento do serviço, portando uma arma de fogo.

Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão condenatória.