Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra Operação Torniquete no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
22/06/2023 08h24 - Atualizado em 22/06/2023 11h23

Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) realizaram, nesta quinta-feira (22/06), a Operação Torniquete. A ação acontece nas comunidades do Corte 8, Mangueirinha, Sapo e Santuário, que fazem parte do Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Ao todo, nove pessoas foram presas e 18 veículos apreendidos. Agentes de outras delegacias do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) participaram da operação.

De acordo com as investigações, as quatro comunidades se tornaram bases operacionais da facção criminosa Comando Vermelho (CV), fornecendo armamento pesado, como fuzis, pistolas e granadas, para a prática de roubos de veículos e de cargas. Os crimes são cometidos em bairros das zonas Sul, Norte e Oeste da capital do Rio; em municípios da Baixada Fluminense, além de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana.

Segundo os agentes, o Complexo da Mangueirinha é o local onde ocorre o maior número de transbordos de cargas e de recuperação de veículos roubados em toda a Baixada Fluminense. No último dia 2, dois policiais militares foram mortos a tiros por criminosos durante uma operação na região.

As investigações também apontam que nessas comunidades ocorrem diversas atividades criminosas, como armazenamento, transbordo e revenda de cargas roubadas para receptadores; clonagem e desmanche de veículos, além do uso dos automóveis roubados para deslocamento.

A operação desta quinta-feira é baseada em dados de investigação e de inteligência das delegacias especializadas, analisados conjuntamente com informações do Instituto de Segurança Pública (ISP).

A Operação Torniquete foi criada pelo DGPE, em novembro de 2022, para coibir roubos de cargas e de veículos no Rio de Janeiro e diminuir os índices desses crimes. Desde então, 237 pessoas foram presas e 262 veículos recuperados.