Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação contra organização criminosa que se apropria de imóveis na Zona Norte

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
06/07/2023 07h53 - Atualizado em 06/07/2023 17h06

Policiais civis da 38ª DP (Brás de Pina) realizam a “Operação Guaiú”, nesta quinta-feira (06/07), contra uma organização criminosa que pratica extorsões e esbulho possessório nas comunidades do Quitungo e da Fé, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio. A ação conta com apoio de agentes de outras delegacias da capital, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O objetivo da operação é cumprir 31 mandados de prisão e cinco de busca e apreensão de adolescentes infratores, além de mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Até o momento, 10 pessoas foram presas.

A investigação teve início em dezembro de 2022 e apontou que o grupo busca expansão territorial e incremento das finanças. Desta forma, os integrantes da organização criminosa tomaram o controle de um edifício residencial com 24 unidades, localizado no entorno do Quitungo, e determinaram a obrigatoriedade de pagamento dos aluguéis diretamente à associação de moradores da comunidade. Quem não quisesse se submeter a isso deveria entregar as chaves dos apartamentos.

Ainda de acordo com a investigação, o responsável pela associação de moradores atuaria a mando do líder do tráfico do Quitungo. Ambos são oriundos do Complexo da Penha e foram indicados para assumir e ampliar os negócios ilícitos da organização naquela localidade, por meio da exploração de qualquer produto comercializado ou serviço prestado.

Os criminosos também praticaram extorsão contra uma empresa de engenharia e construção civil que, após vencer uma licitação para executar serviços em um conjunto habitacional no Quitungo, passou a ser obrigada a pagar uma taxa de R$ 15 mil, ou seria impedida de prosseguir com as obras.

Além disso, as vítimas eram alvo também de outros crimes, uma vez que os desafetos costumavam ser sequestrados e muitos desapareciam ou eram encontrados mortos. Com a operação desta quinta, a equipe da 38ª DP espera conter a expansão territorial, enfraquecer o grupo criminoso e devolver ao cidadão o direito de ir e vir, além de restituir as propriedades aos moradores vítimas da quadrilha.