Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil desarticula esquema de venda ilegal de laudos para cultivo de maconha

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
11/07/2023 09h07 - Atualizado em 12/07/2023 12h54

Policiais civis da 14ª DP (Leblon) deflagraram, nesta terça-feira (11/07), a “Operação Seeds” e prenderam quatro pessoas envolvidas em esquema de venda ilegal de laudos para o cultivo de maconha. Os presos são um advogado criminalista, um médico, a companheira dele e um biólogo.

As investigações apontam que o grupo promovia uma espécie de “varejo” de laudos que autorizavam o cultivo de cannabis sativa em todo o Brasil. Por meio da confecção e venda ilegal dos documentos, os criminosos ingressavam com pedidos de habeas corpus nas Justiças Federal e Estadual para a autorização do cultivo “medicinal”. No entanto, os agentes constataram que os pacientes não possuíam qualquer necessidade clínica e cultivavam a planta para fins de tráfico de drogas.

Após um trabalho de inteligência, monitoramento e levantamento de informações, os autores foram identificados e presos. Contra eles foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão.

Os acusados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico, extorsão e falsidade ideológica.