Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil fecha "call center" que aplicava o golpe do empréstimo consignado em idosos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
11/07/2023 13h37 - Atualizado em 11/07/2023 13h37

Policiais civis da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti) fecharam, nesta segunda-feira (10/07), uma central que aplicava o golpe do empréstimo consignado. As vítimas eram idosos, aposentados e pensionistas de outros estados. A ação aconteceu no Centro do Rio de Janeiro, após informações obtidas pelo Setor de Inteligência da especializada.

Ao chegar ao endereço, os policias encontraram uma espécie de "call center", onde criminosos disfarçados de operadores de telemarketing se passavam por correspondentes de uma instituição bancária, inclusive utilizando a logomarca do banco nos aplicativos. Desta forma, entravam em contato com as vítimas oferecendo crédito consignado e renegociação de dívidas. Após a fraude, porém, os valores acordados não eram repassados.

Ao todo, 12 pessoas foram conduzidas à delegacia, das quais oito foram presas em flagrante por associação criminosa, e outras quatro ouvidas como testemunha, já que ainda estavam em treinamento. Foram apreendidos computadores e telefones celulares.