Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Agosto Lilás: Polícia Civil realiza operação de combate à violência contra a mulher

Fotos: Carlaile Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
01/08/2023 17h52 - Atualizado em 02/08/2023 14h54

A Polícia Civil, por meio do Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), realiza a "Operação Maria da Penha", de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação, que começa nesta terça-feira (01/08), celebra os 17 anos da publicação da Lei Maria da Penha e é parte das atividades do calendário do Agosto Lilás.

Participam da operação agentes das 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) do Rio de Janeiro. O objetivo é cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o estado. Também estão previstas iniciativas educativas e de conscientização.

Com a "Operação Maria da Penha", a Polícia Civil espera incrementar ainda mais os números relativos à prevenção e ao combate aos crimes sofridos por mulheres por conta do gênero. No primeiro semestre deste ano, as Deams realizaram 630 prisões e 55 apreensões de armas de fogo. No mesmo período, foram concluídos cerca de 7 mil inquéritos e os agentes solicitaram mais de 11 mil medidas protetivas de urgência.