Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende membros de associação criminosa especializada na venda de celulares roubados

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
12/08/2023 14h52 - Atualizado em 12/08/2023 14h52

Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) deflagraram, nesta sexta-feira (11/08), uma operação no Mercado Popular da Uruguaiana, no Centro do Rio de Janeiro, contra uma associação criminosa especializada na venda de aparelhos telefônicos roubados e na prática de golpes financeiros contra as vítimas. A ação contou com o apoio da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil (SSINTE).

Ao todo, quatro criminosos foram presos em flagrante e cerca de 70 celulares, sem nota fiscal ou identificação da procedência, foram recuperados. Todo o maquinário utilizado pela quadrilha para a prática dos golpes foi apreendido.

A investigação durou pouco mais de dois meses. Segundo os agentes, o grupo montou uma central clandestina, por meio da qual invadia as contas bancárias dos lesados e realizava compras, utilizando os aplicativos instalados nos telefones.

Os criminosos também abriam contas em instituições financeiras com os dados gravados nos aparelhos, solicitavam empréstimos, e transferiam o dinheiro obtido para "laranjas".

Estima-se que a quadrilha tenha causado um prejuízo de cerca de R$ 500 mil nos últimos dois meses e meio. Os detidos responderão pelo crime de receptação qualificada.

A investigação continua para identificar os demais integrantes do grupo criminoso.