Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende integrantes de quadrilha especializada em aplicar golpes em idosos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
17/08/2023 18h12 - Atualizado em 17/08/2023 18h12

Policiais civis da 128ª DP (Rio das Ostras) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (16/08), seis integrantes de um grupo que praticava golpes contra idosos. Eles foram capturados em um veículo, no bairro Costazul, em Rio das Ostras, na Baixada Litorânea.

Os agentes foram acionados por fiscais da Prefeitura, que disseram ter sido alertados por populares de que criminosos estariam em frente a um supermercado, no Centro da cidade, abordando idosos para aplicar golpes.

Uma das vítimas foi encaminhada à distrital, onde relatou que jovens se aproximaram dela se dizendo estudantes de uma faculdade e que estavam arrecadando fundos para custear os estudos. Em troca, ela receberia um brinde e desconto em diversos comércios da região.

A senhora, de 76 anos, disse que ficou desorientada com a conversa e entregou ao grupo seu cartão de crédito com a senha. O cartão foi fotografado e usado, mas os adolescentes não lheinformaram o valor e nem entregaram o comprovante da compra. A lesada recebeu de “brinde” um massageador. Ao chegar em casa, a idosa foi questionada pela filha sobre uma compra de R$ 838. Elas, então, procuraram a delegacia.

Ao serem localizados, um dos golpistas se identificou como dono e os demais como funcionários de uma empresa que vende massagadores. O Setor de Inteligência identificou que eles aplicam o mesmo golpe em diversas cidades, com registros anteriores e similares em seis diferentes delegacias.

Os materiais utilizados pelo grupo foram apreendidos e os seis foram autuados em flagrante.