Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende funcionário de instituição financeira que aplicava golpes em clientes

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
23/08/2023 12h03 - Atualizado em 23/08/2023 12h03




Policiais civis da 13ª DP (Ipanema) prenderam, nesta terça-feira (22/08), um funcionário de uma agência bancária que praticava golpes contra clientes. A ação ocorreu após troca de informações com a instituição financeira.

De acordo com as investigações, o funcionário estava subtraindo valores das contas bancárias dos clientes após obter a senha deles de forma irregular. O crime ficou evidente após o golpista atender dois irmãos idosos que realizavam alta movimentação financeira na conta conjunta deles. Durante o atendimento, ele mostrou-se bastante simpático e solícito de maneira que toda vez que os irmãos fossem ao banco, procuravam a ajuda dele em específico.

O golpista ganhou a confiança de uma das vítimas, que não desconfiava quando seu cartão era bloqueado e o procurava diretamente para a emissão de uma segunda via do cartão. Na agência, o atendente, já bastante próximo da vítima, a convencia a digitar a senha várias vezes e decorava o código. De posse desta senha, ele também ficava com o cartão bloqueado, informando ao cliente que seria confeccionado um segundo cartão.

Após ludibriar o cliente, o acusado, então, começava a utilizar o cartão dele para realizar compras pessoais. Na delegacia, o funcionário confessou toda a prática criminosa, apresentando, inclusive, o cartão em nome da vítima. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de furto mediante fraude.


As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas.