Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil e UFRJ firmam parceria para tratamento e reabilitação oral e facial de mulheres vítimas de violência

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
04/10/2023 17h28 - Atualizado em 04/10/2023 17h28

Uma parceria entre a Polícia Civil, por meio da Superintendência-Geral de Polícia Técnico-Científica (SGPTC), e a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai devolver o sorriso para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. O "Projeto Metamorfose", anunciado nesta quarta-feira (04/10) durante a I Jornada da Sala Lilás, na Cidade da Polícia, vai garantir reabilitação oral e facial para mulheres agredidas por companheiros ou familiares, apagando as marcas físicas da violência e resgatando a autoestima.

O projeto-piloto começará na capital fluminense. As vítimas de lesões corporais gravíssimas no rosto e em situação de vulnerabilidade socioeconômica que registrarem ocorrência nas Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) serão encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no Centro do Rio de Janeiro, ou para o Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC) de Campo Grande para realização de exame de corpo de delito e, em seguida, ao Setor de Odontologia Legal. Os peritos elaborarão um laudo e um formulário de encaminhamento das mulheres para posterior tratamento na Faculdade de Odontologia da UFRJ. 

No espaço, elas serão acolhidas e terão acesso a tratamento de lesões faciais e dentárias; recuperação por implantes e coroas cerâmicas das perdas dentárias; restauração das fraturas. A proposta atende ao estipulado na Lei Maria da Penha, que declara sobre a dignidade, o direito à saúde e a um atendimento especializado das mulheres vítimas de violência, bem como da integração entre diferentes órgãos governamentais para oferecer os serviços assistenciais. O convênio também prevê a capacitação, de forma contínua, de todos os membros das equipes que atuam nas unidades da Salas Lilás em todo o estado.

I Jornada da Sala Lilás
A I Jornada da Sala Lilás, realizada nesta quarta-feira, promoveu debates junto aos profissionais da área de perícia médico-legal sobre o acolhimento às mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. As palestras e mesas redondas foram ministradas pelos agentes que atuam nas Salas Lilás, ambientes que buscam oferecer atendimento humanizado, localizado nos IMLs e PRPTCs do estado. A ação é fruto de um convênio firmado com o Tribunal de Justiça (TJRJ) e com o RioSolidário.