Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende três pessoas em sítio usado como abatedouro clandestino de cavalos em Guapimirim

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
10/10/2023 18h45 - Atualizado em 10/10/2023 18h45

Policiais civis da 67ª DP (Guapimirim) prenderam nesta terça-feira (10/10), três homens acusados de maus-tratos a animais, poluição ambiental, crimes contra a economia popular, estelionato e associação criminosa. A prisão faz parte da "Operação Captura XI", desencadeada pelo Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB) para reprimir crimes de roubos, furtos e receptação na região da Baixada Fluminense.

Com base em investigações do Setor de Inteligência, os agentes foram até um sítio, no bairro Parada Ideal, em Guapimirim. O local era usado como abatedouro clandestino de cavalos, cuja carne era vendida como se fosse de gado bovino.

No imóvel, os agentes encontraram dois animais agonizando, que morreram logo após a chegada da equipe. Outros 20 cavalos em estado de desnutrição eram mantidos em uma área cercada.

Os policiais apuraram que o rio Soberbo, que passa nos fundos da propriedade, estava em parte assoreado por conta do acúmulo de vísceras e restos mortais dos animais abatidos. Grande parte do material já havia sido carregado pela correnteza do rio devido às fortes chuvas que caíram recentemente .

De acordo com as investigações, cerca de 25 cavalos chegavam semanalmente ao sítio. Os animais eram transportados em uma carreta e vinham do bairro de Tinguá, em Nova Iguaçu, e do estado do Espírito Santo.