Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil anuncia esquema especial para o feriadão no Rio de Janeiro

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
01/11/2023 18h39 - Atualizado em 01/11/2023 18h39

A Polícia Civil anunciou, nesta quarta-feira (01/11), um esquema especial para a realização de grandes eventos neste feriado prolongado na cidade do Rio de Janeiro. Um efetivo de 1.000 agentes será empregado nas regiões impactadas, tanto na área operacional quanto técnica. Em iniciativa inédita, a instituição vai disponibilizar uma equipe da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que atuará junto ao Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, no estádio do Maracanã. O objetivo é reprimir práticas preconceituosas na final da Copa Libertadores da América.

– A gente quer deixar claro para quem vier ao Rio que, no nosso país, racismo e homofobia dão cadeia. Nós vamos agir duramente, nos limites legais, contra quem promover qualquer tipo de ataque ao público LGBTQIAPN+ ou de caráter racial. Se ocorrer, o autor será conduzido pela Polícia Militar, será preso pela Polícia Civil e levado à Justiça – disse o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Marcus Amim.

O esquema especial terá início às 18 horas desta quarta-feira até o início da manhã da próxima segunda-feira (06/11). No entanto, o trabalho de inteligência e monitoramento de redes sociais já está em andamento, por meio da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) e da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Os agentes estão atuando na identificação de possíveis crimes ou ameaças, e de pessoas envolvidas.

Além das delegacias impactadas pelos eventos, a Polícia Civil também vai reforçar a atuação de unidades especializadas, como a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), a Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Dairj), a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e a Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter). As Delegacias de Atendimento à Mulher (Deams) também estarão empenhadas, com foco na repressão à violência contra a mulher.

– Nossas equipes de atendimento especializado à população mais vulnerável estarão alertas e disponíveis para atender cariocas e turistas – destacou Amim.

Durante o jogo, agentes da Polícia Civil estarão de prontidão no Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos para confecção de registros de ocorrência. Como parte da equipe, haverá presença de peritos criminais que, entre outras funções, poderão verificar a autenticidade de documentos e ingressos. No local, também estará um perito legista, para realizar exame de corpo de delito sem a necessidade de deslocar a vítima até o Instituto Médico Legal (IML).