Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação contra autores de crimes de ódio em plataformas online

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
08/11/2023 13h26 - Atualizado em 08/11/2023 15h58

Policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) realizam, nesta quarta-feira (08/11), uma ação preventiva à violência escolar. A "Operação Server Out" visa também ao combate a crimes de ódio e discurso de preconceito em plataformas online. As equipes cumprem quatro mandados de prisão e sete de busca e apreensão em cinco estados brasileiros. Até o momento, três pessoas foram presas, sendo duas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo.

A ação foi realizada a partir de investigação da DCAV desenvolvida depois de troca de informações com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e com a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil, por meio da carteira de produção de conhecimento de inteligência na área de violência escolar. As diligências contam com o apoio de agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e de policiais civis dos estados da Bahia, Minas Gerais, Roraima e São Paulo.

Todos os alvos têm entre 18 e 20 anos. Após as mensagens serem identificadas por meio das investigações, a plataforma online contribuiu com informações para identificar os envolvidos.

Entre os crimes apurados, estão associação criminosa, incitação ao crime e corrupção de menores. Os agentes arrecadaram dispositivos eletrônicos e outros materiais nos endereços dos investigados. Tudo será periciado e analisado para auxiliar no inquérito.