Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende dois homens em clínica de estética irregular na Baixada Fluminense

Fotos: Carlaile José Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
22/11/2023 12h37 - Atualizado em 22/11/2023 12h49

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (21/11), um médico peruano e um cidadão colombiano que se passava por anestesista, em uma clínica que realizava procedimentos de alta complexidade, como lipoaspiração, sem licença sanitária. O estabelecimento, localizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi interditado.

A ação foi desencadeada a partir do monitoramento de perfis que oferecem procedimentos estéticos de alta complexidade a preços populares na internet. O mesmo endereço já havia sido alvo de uma operação em junho do ano passado, quando foram encontrados materiais impróprios para consumo.

A dupla foi presa no momento em que iniciava um procedimento de lipoaspiração em uma paciente, que havia sido sedada. Na chegada dos policiais, o colombiano tentou dissimular e sair da sala de cirurgia retirando o jaleco que vestia, mas foi contido. Na sala ao lado, havia outra paciente que tinha acabado de se submeter a um procedimento de lipoaspiração e repousava sob os efeitos do anestésico.

Na clínica, eram realizadas, além de lipoaspiração, cirurgias como mamoplastia e mastopexia, mas não possuía qualquer estrutura para eventuais intercorrências com os pacientes, como desfibrilador, equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ambulância. Os agentes também encontraram medicamentos e anestésicos conservados em geladeiras junto a alimentos e bebidas.

A ação desta terça-feira foi realizada em conjunto com o serviço de perícias da Cidade da Polícia (SPCID-ICCE), fiscais do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e agentes da Vigilância Sanitária de Nova Iguaçu (Suvisa).