Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Investigação desbarata quadrilha que fraudava benefícios a idosos

Fotos: Carlaile José Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
04/12/2023 11h44 - Atualizado em 04/12/2023 12h05

Policiais civis da 21ª DP (Bonsucesso) prenderam em flagrante, na última sexta-feira (1ª/12), uma mulher e dois homens pelos crimes de estelionato e associação criminosa.

O Setor de Inteligência da unidade recebeu a informação de que uma pessoa estaria utilizando documentação falsa para tentar sacar dinheiro em uma agência bancária em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Imediatamente, a equipe diligenciou ao local.

Em contato com o Setor de Segurança do banco, os agentes descobriram que, na verdade, era a gerente quem, utilizando dados obtidos de forma fraudulenta, emitia cartões do banco que davam acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS). Ao ser abordada, a acusada mostrou que, na bolsa dela, havia dois cartões, emitidos naquela data, em nome de pessoas desconhecidas.

A investigada, então, confessou a prática delituosa, informando que fazia tudo a pedido de dois sujeitos, que forneciam os CPFs e dados falsos para que ela emitisse os cartões. De acordo com ela, eles também recebiam os cartões para, posteriormente, dividirem o dinheiro dos saques.

Um dos integrantes do grupo mantinha relação amorosa com a autora, então, a fim de colaborar com a polícia, ela combinou de encontrá-lo para entregar os cartões. Desta maneira, a equipe dirigiu-se até o local e montou um esquema para aguardar a chegada do suspeito, que confessou a prática.

O mesmo foi feito com o terceiro criminoso identificado. Segundo os policiais, ele possui uma extensa ficha criminal, desde 2009, com anotações por crimes como homicídio e roubo.

A instituição lesada informou que o prejuízo causado pela quadrilha já passava da ordem dos R$ 14 mil, e atingia diretamente os mais necessitados. Vale destacar que o BPC visa a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência, de qualquer idade. O benefício é administrado pelo Ministério da Cidadania, com operacionalização por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).