Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil do Rio de Janeiro alerta sobre crime de intolerância religiosa

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
20/01/2024 16h31 - Atualizado em 20/01/2024 16h31


Intolerância religiosa é crime! Neste domingo (21/01), é o “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”. A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro alerta sobre medidas que podem ser adotadas pelo cidadão para denunciar e prevenir esse tipo de delito em qualquer situação e época do ano.

A intolerância religiosa consiste na discriminação ou preconceito em relação à religião ou crença de alguém. O crime é inafiançável e fere a liberdade e a dignidade humana. A pena para quem comete o ato criminoso pode ir de um a três anos de prisão, além de multa. É considerado crime também quando a discriminação acontece por meio das redes sociais e outras publicações na internet. Caso seja vítima é fundamental fazer o registro de ocorrência.

A Secretaria de Estado de Polícia Civil conta com a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), criada para investigar casos que tenham como motivação crimes de ódio e discriminação, como racismo, injúria, xenofobia, homofobia e outros tipos de preconceito. Vale ressaltar que todas as delegacias do estado também registram esses tipos de delitos.

A titular da Decradi, delegada Rita Salim, ressalta que a melhor forma de combater a intolerância é a “conscientização da liberdade de crer ou não crer, bem como o respeito à diversidade de crença, independentemente das escolhas e concepções religiosas”.