Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Secretaria de Estado de Polícia Civil inaugura Central de Apoio aos Policiais Civis

Fotos: Marino Azevedo

ASCOM - Assessoria de Comunicação
07/02/2024 17h01 - Atualizado em 10/02/2024 16h47

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) inaugurou, nesta quarta-feira (07/02), a Central de Apoio aos Policiais Civis. Trata-se de um suporte aos agentes das delegacias durante o carnaval, com o objetivo de garantir um atendimento integral e especializado às vítimas em situação de vulnerabilidade, como mulheres; crianças; idosos; pessoas com deficiência; grupos étnicos, raciais e religiosos; público LGBTI+; e turistas.

A Central de Apoio aos Policiais Civis funcionará 24 horas, entre os dias 8 e 18 de fevereiro. O grupo ficará instalado nas dependências da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) do Centro, situada na Avenida Visconde do Rio Branco, nº 12.

De acordo com o secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, a central será um ponto de apoio e orientação aos policiais de plantão nas delegacias, no que se refere à prestação de serviço humanizado.

- Estamos falando de um tratamento igualitário e com respeito à diversidade. Esse grupo ainda facilitará a comunicação entre as unidades policiais e as redes de acolhimento e atendimento às vítimas em situação de vulnerabilidade e, também, com os órgãos de Segurança e de Justiça, em especial os plantões judiciários, agilizando as medidas cautelares necessárias para cada caso –, explicou Amim.

Capacitação – Os servidores que atuarão na Central de Apoio aos Policiais Civis participaram de uma capacitação promovida pela instituição, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Os agentes receberam orientações sobre temáticas dos Direitos dos Idosos, Crianças, Adolescentes e Idoso, LGBTQIA+ entre outros.

- Esse espaço de diálogo entre as instituições públicas de segurança, Justiça e direitos humanos é fundamental. Quanto mais integrada e capacitada for essa rede de apoio, para as pessoas que sofrem  preconceito, mais fácil será combater as injustiças. Com isso, quem ganha é a sociedade fluminense que se torna mais igualitária e justa –, disse a subsecretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Aline Forasteiro.