Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Carnaval Seguro: Polícia Civil realiza Operação Linha Segura para combater receptação de aparelhos de telefone celular produtos de roubo

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
08/02/2024 17h29 - Atualizado em 10/02/2024 16h46

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) realiza a Operação Linha Segura para combater crimes de receptação de aparelhos de telefonia móvel e, consequentemente, diminuir a prática de crimes de roubo e furto de celulares. A iniciativa é parte da Operação Carnaval Seguro, que começou na capital do Rio e se estende a todo o estado.

De acordo com a diretora do DGPC, delegada Raíssa Celles, as ações estão sendo reforçadas às vésperas do carnaval para, além de inibir a subtração, também conscientizar a população acerca da necessidade de checar a origem do bem que se pretende adquirir.

- Quem compra produto de crime pratica o delito de receptação, que está previsto no artigo 180 do Código Penal, nas modalidades dolosa ou culposa. A pena pode chegar a oito anos de reclusão caso o autor pratique no exercício de atividade comercial ou industrial – explica.

Todas as delegacias da capital participam da operação, que teve início nesta terça-feira (06/02). Em um dia, 37 pessoas foram presas e 268 aparelhos de telefone apreendidos.

- Ajude a Polícia Civil no combate a este tipo de crime. Diga não à compra de produtos de origem criminosa. Um celular adquirido desta forma pode ter custado a vida de uma pessoa. E pode ter certeza de que vamos identificar e responsabilizar todos os envolvidos nestas práticas delituosas – ressaltou a delegada.