Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende 271 autores de violência contra mulheres durante o Carnaval

Fotos: Carlaile José Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
21/02/2024 19h14 - Atualizado em 22/02/2024 13h00

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) prendeu 271 autores de violência contra mulheres. As capturas foram parte da "Operação Pelas 99", coordenada pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) e que envolveu todas as unidades do estado do Rio de Janeiro. As diligências foram realizadas entre os dias 5 e 18 de fevereiro.

Todas as capturas estão relacionadas a violência doméstica, familiar e de gênero, e 66% dos autores já tinham cometido crimes semelhantes anteriormente. O período, que englobou o Carnaval, foi escolhido por se tratar de uma época em que muitas mulheres se tornam vítimas de delitos desta natureza.

A mobilização das equipes para integrarem a operação trouxe resultados expressivos, em comparação com os anos anteriores. O número de prisões superou as capturas realizadas nos mesmos intervalos dos anos de 2022 e 2023.

O nome da operação faz referência às 99 vítimas de feminicídio no estado no ano passado. Em 2023, o Rio de Janeiro registrou redução nessa modalidade de crime. A Polícia Civil atua, de forma integrada com a Polícia Militar, para prevenir que as mulheres sejam vítimas de violência.