Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil e MP realizam operação contra esquema de lavagem de dinheiro de organização criminosa de contraventor

Fotos: Carlaile José Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
07/03/2024 11h44 - Atualizado em 07/03/2024 12h21

Policiais civis do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) e representantes do Ministério Público realizam, nesta quinta-feira (07/03), a terceira fase da "Operação Ás de Outros". O alvo é o grupo criminoso liderado por um contraventor. Os agentes buscam cumprir oito mandados de prisão e seis de busca e apreensão, em endereços de empresas envolvidas em esquema de lavagem de dinheiro. Até o momento, os mandados contra cinco pessoas que já estavam no sistema penitenciário foram cumpridos.

A ação conta com o apoio do Comitê de Inteligência e Recuperação de Ativos (Cifra). As investigações apontam que uma das empresas movimentou durante oito meses, em 2021, a quantia de R$ 79 milhões. Outras duas teriam movimentado R$ 80 milhões desde 2020.

Por meio do Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA), a Polícia Civil pediu o sequestro de todos os veículos, embarcações, quotas sociais e imóveis, entre outros, vinculados às empresas envolvidas no esquema, além do bloqueio sobre os saldos das contas e quaisquer bens, direitos e valores e da constrição de criptoativos dos membros da organização criminosa.

A operação dá continuidade às ações realizadas em 2022 e 2023, quando foram identificados e presos os executores do homicídio do advogado Carlos Daniel. Ele teria sido morto ao tentar mediar um conflito envolvendo uma das empresas ligadas ao esquema.