Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícias Civil e Militar realizam operação integrada para combater roubos e receptação na Baixada Fluminense

Fotos: Carlaile José Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
26/03/2024 15h53 - Atualizado em 26/03/2024 15h53

A Polícia Civil, por meio do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e das distritais, e a Polícia Militar, com os batalhões da área, realizam operação conjunta na Baixada Fluminense, nesta terça-feira (26/03). A ação tem como objetivo combater a criminalidade e reprimir práticas delituosas, como roubo e receptação, nos municípios daquela região.

Até o momento, os agentes prenderam 39 pessoas e apreenderam três armas, farta quantidades de drogas e nove celulares. Os agentes estão nas ruas para cumprir mandados de prisão e fiscalizar estabelecimentos, com foco no comércio ilegal de celulares e peças de veículos produtos de roubo e furto. Lojas, feiras e ferros-velhos que comercializam tais mercadorias são alvos da ação.

Receptação é crime
A Polícia Civil alerta sobre o crime de receptação e reforça a importância de o consumidor não adquirir um produto sem, antes, checar a origem. Quem compra produto de crime pratica o delito de receptação, que está previsto no artigo 180 do Código Penal, nas modalidades dolosa ou culposa. A pena pode chegar a oito anos de reclusão caso o autor pratique no exercício de atividade comercial ou industrial.

Ajude às polícias no combate a este tipo de crime. Diga não à compra de produtos de origem criminosa. Um celular ou uma peça de veículo, por exemplo, adquirido desta forma pode ter custado a vida de uma pessoa.