Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende sete suspeitos de aplicar golpe em aposentados e pensionistas

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
27/03/2024 14h58 - Atualizado em 27/03/2024 14h58

Policiais civis da 21ª DP (Bonsucesso) e da 38ª DP(Brás de Pina) prenderam sete pessoas em flagrante, nesta terça-feira (26/03), que integram um grupo criminoso especializado em aplicar golpes em aposentados e pensionistas.

Após informações obtidas pelos setores de inteligência das unidades e monitoramento de supostas quadrilhas de estelionatários, os agentes foram a um local onde funcionaria um “call center” no bairro Bonsucesso, na Zona Norte. Segundo as investigações, o grupo obtinha informações das vítimas e, em seguida, pegava empréstimos em nomes delas, deixando as mesmas com a dívida.

Ao chegarem no prédio, as equipes identificaram uma central em pleno funcionamento, com seis atendentes e uma faxineira. Do lado de fora, os policiais perceberam que havia um homem tentando fugir da ação. Após investigações, os agentes verificaram que ele era o proprietário e responsável pelo local.

No "call center", os policiais apreenderam computadores, HDs, telefones celulares, cadernos de anotações e, inclusive, uma cesta recheada com chocolates e outros itens que serviria como prêmio para quem batesse as metas.

Na delegacia, parte do grupo confessou os crimes e admitiu que ligava para as vítimas (preferencialmente idosas) e oferecia cartões de crédito. Contudo, tudo era uma simulação para que as vítimas acessassem links enviados pela quadrilha, fornecessem dados biométricos para que pudessem ser contratados empréstimos fraudulentos em seus nomes. Os integrantes da quadrilha também ligavam para segurados do INSS para aplicar o golpe. 

Os presos foram conduzidos para a 21ª DP e autuados por associação criminosa.